Internacional

Vitinho reclama de regra que amarela por celebração:
Vitinho reclama de regra que amarela por celebração: "O futebol está chato"
  • 10:58

Vitinho reclama de regra que amarela por celebração: "O futebol está chato"

Atacante foi advertido após comemorar com a torcida contra o Coritiba; apesar da bronca, exalta o bom momento pessoal e espera chegar ao seu nível de Botafogo

Apesar da retomada no Inter, Vitinho não está plenamente feliz. O atacante, autor do primeiro gol na vitória por 2 a 0 contra o Coritiba no último domingo, acabou "censurado" ao ser advertido com um cartão amarelo por comemorar com a torcida pelo árbitro Andre Luiz de Freitas Castro. A situação, para o colorado é algo que tem tirado a beleza do futebol:

- Não podia ter esse tipo de coisa. Jogador quer comemorar o gol da forma como bem entende, não faz mal algum. Eu ouvi o Anderson falando que não pode chegar no árbitro. O futebol está ficando chato, não tem muita lógica. Não foi nada demais, mas temos que cumprir. A Fifa pede, mas é lamentável.

Na verdade, a decisão aparece de uma recomendação dada pela CBF. E, mesmo assim, não deveria ser aplicada no Beira-Rio, já que o estádio não tem escada de segurança, como diz o texto: "Nos estádios que tenham escadas de segurança, os atletas devem ser orientados por seus clubes para não subir nelas para comemorar gols, pois isso caracteriza conduta antidesportiva".

O descontentamento de Vitinho é mais um entre os colorados nos últimos dias. Ainda durante a partida, a expulsão de Lisandro López chamou a atenção. O argentino tomou um amarelo após uma falta no meio de campo. A decisão de Castro desgostou o centroavante, que mostrou seu ponto de vista. Na súmula, o árbitro relatou que Lisandro teria reclamado de forma acintosa, mas sem xingamentos ou palavrões:

- (Lisandro) Ficou em minha volta reclamando de maneira acintosa sobre minhas decisões. Após solicitar que o mesmo saísse de minha volta, o referido proseguiu com suas reclamações dizendo as seguintes palavras: "não foi nada, não foi para cartão amarelo, não fiz nada, por que você fez isso". Informo que nesse instante o atleta recebeu a segunda advertência, o que acarretou em sua expulsão. Cabe relatar que o sr. lizandro lopes (sic) deixou o campo sem maiores problemas.

Em entrevista à Rádio Guaíba na última segunda-feira, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa, argumentou que o árbitro cumpriu o que a nova recomendação ordena.

- Pode ter zero faltas, mas, se tiver dez reclamações, teremos dez cartões - afirmou.

A recuperação

Uma das principais contratações na temporada, o atacante de 21 anos estreou com dois gols, no empate em 4 a 4 com o São José pelo Gauchão. Aos poucos, caiu de rendimento e chegou a sobrar, inclusive do banco de reservas. Apesar da falta de sequência, Vitinho diz que não se abalou e reencontrou a gana necessária para virar uma alternativa a Diego Aguirre:

- A determinação e o foco estão sendo mais importante. Me esforço desde o começo do ano. Passamos por adversidades, mas estou passando mais do que elas me abatem. Estou mais confiante. É o que está acontecendo e espero que daqui para frente seja muto mais.

O atacante, mesmo tendo permanecido um ano e meio na Rússia - no qual atuou pelo CSKA -, rechaça que a inconstância tenha decorrido em razão do clichê da readaptação. Porém, acredita que as oportunidades recebidas apareceram no momento que o Inter também era irregular. Assim que o time se estabilizou, caiu na hierarquia do treinador.

Este recomeço pode ter começado no último final de semana. Além da boa atuação, marcou o primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba. O rendimento fez crescer seu conceito com Aguirre.  Agora, o objetivo é não perder mais o espaço e apresentar o futebol que o levou ao estrelato ainda nos tempos de Botafogo:

- Todo mundo me conheceu quando eu estava bem no Botafogo. Quero retornar aos momentos ótimos que tive lá. E está voltando.

O Inter torce para que Vitinho mantenha o mesmo nível de produção. Até o momento, tem 19 partidas e cinco gols. Neste sábado, pode receber mais uma chance diante do Corinthians. A partida está marcada para as 16h30 na Arena Corinthians.

Fonte: Globo Esporte